O Segredo do Kuxikama
O Nzô (casa) dos Ancestrais Bruxos na Kimbanda Kongo é diferente de outras Famílias de Quimbanda; esse assentamento é coletivo e não individual. Por isso, você nunca verá uma verdadeira kuxikama de Kimbanda Congo com ferramentas de ferro com o sigilo/ponto de seu Exu. Logo, a kunda se torna um grande portal de ligação, comunicação e vínculo com todos os seus Exus e Ancestrais Bruxos. Ainda assim, toda Kuxikama será "recebida", no momento da iniciação, por um de seus Exus que se tornará o grande representante desse assentamento coletivo.
A Kuxikama ou Kunda não é apenas o Nzô, ou representação de seus Exus, mas um receptáculo que guarda ferramentas e medicinas (Nkisi) necessárias para que seus Exus possam te impulsionar, proteger, vencer e prosperar nas diversas áreas da sua vida, sejam elas no amor, profissional, espiritual, saúde etc. Portanto, a kunda nunca será fundamentada exclusivamente na força de Exu, mas também na medicina que você precisa para se equilibrar, vencer na vida e os seus próprios desafios, sendo assim um portal para as medicinas faltantes na sua vida, logo se você precisa de mais caminho financeiro terá mais elementos que fortaleçam esse caminho, bem como para proteção, saúde, longevidade e amor igualmente.
É muito comum que dentro de diversas tradições se tenha o vislumbre de que se utilizar apenas do folclore de Exu enquanto falangeiro faça uma morada perfeita. Mas é importante ressaltar que o trono de Exu que na Kimbanda Kongo chamamos de Kunda ou Kuxikama vai muito além de objetos folclóricos que lembram a correlação do falangeiro e a sua história dentro da mística brasileira. A beleza da Kimbanda Congo reside na medicina individual que se torna coletiva quando os espíritos adentram esse universo místico que o seu Tata ou Mameto criou para você.
E esse universo nasce com em um processo de vida e morte quando o seu caminho na Kimbanda Congo se inicia, os dois são gerados. O material e o espiritual em uníssono formando uma nova vida com um destino corrigido e apaziguado pelos seus ancestrais. Assim como o nosso corpo, mente e espírito crescem e se desenvolvem, a kunda também nos acompanha quase como uma simbiose benéfica e equilibrada. No decorrer da nossa vida, situações e novos caminhos se apresentam, transformando nossa jornada em algo novo e diferente, com isso a necessidade de novas forças e medicinas que podem ser adicionadas à kunda de acordo com a necessidade e orientação de seus Espíritos. Assim como o tempo não para, a kunda deve estar em constante movimento de crescimento para que a nossa vida também cresça e se renove, não havendo assim espaço para estagnação. Afinal, Exu é movimento.