#ArtigosQuimbandeiros
Conhecimento e liberdade
Com o propósito de espalhar conhecimento, criamos um espaço para expor artigos informativos, jornada pessoal e alguns feitiços também. Afinal, prática e estudo andam sempre juntos.
Zé Pilintra: Santo Popular
Por onde passa Seu Zé faz o que quer! Na Quimbanda ele é Exu, na Umbanda e Candomblés um Malandro, na Jurema um Mestre Curandeiro.
O meu lugar.
A lua ilumina os meus caminhos, o sangue nas minhas veias ferve, a minha pele arrepia e o meu coração pertence. Esses caminhos para tantos tão caótico, é onde eu chamo de casa.
Quimbanda: Um lugar de não-retorno
Eu tenho me convencido, a cada troca, a cada comunhão, de que há uma certa pedagogia intrínseca à natureza do Ancestral.
As diversas faces de Exu
Se você acha que conheceu plenamente seus espíritos, provavelmente você está engessado numa posição subjetiva — e Pombogira e Exu logo irão bagunçá-la, porque eles agem fundamentalmente como provocadores de mudança e deslocamento de sua consciência.
Os Bakulu na Kimbanda Congo
Bakulu é o termo utilizado para se referir aos ancestrais dentro do Congo, ou mais especificamente, aos ancestrais que tiveram um papel importante na história. Dentro dessa ancestralidade, acreditamos que a morte não é apenas uma passagem ou uma libertação, mas sim uma metamorfose que transforma nosso corpo físico em corpo espiritual. Nessa jornada, buscamos atingir nossa maturidade espiritual, assim como atingimos nosso ápice e maturidade enquanto corpo físico.
Os caminhos de Exu Cigano
Se o saúdo em línguas bantu, se acendo a vela no seu ponto e derramo sangue de cabrito ou galo nos seus ferros, ele revive em mim, torno-me quem ele foi, desperto quem eu mesmo sou e manifestamos no mundo - juntos! - o que significa nascer para os mortos. Saravá meu ancestral feiticeiro!
Kijila de Exu: Preceitos e Promessas
Esses avisos sinalizam que dívidas com Exu podem fechar caminhos e gerar represálias temíveis – as famosas quizilas (do kimbundo kijila, que se refere a regras e preceitos a serem seguidos por quem está num caminho espiritual), palavra que também usamos para designar quando alguém quebra algum desses preceitos e os espíritos se enquizilam com ela(e).
Kimbanda Congo: O resgate da Cultura Bantu no Brasil
A Kimbanda Congo é uma vertente específica da Kimbanda que se originou nas tradições religiosas Bantu do Congo e Angola. Foi trazida para o Brasil pelos escravos africanos durante a época colonial e foi se desenvolvendo como uma das tradições afro-brasileiras mais viscerais e folclóricas que nós temos.
Encruzilhadas de Poder
Exu é força ancestral que se renova, atravessando o tempo através de nós, mas estes nossos ancestrais bruxos e bruxas também se conectam com o mistério da própria natureza.
Madame Satã vem descendo a ladeira
João Francisco dos Santos, discípula e herdeiro de Sete Coroas, nunca abandonou sua navalha e o sangue quente, fez-se rei-rainha de si mesmo. Abrigou, sob o teto que conquistou, cada filho e filha que acolheu como seus.
Aprenda Quimbanda na nossa Cabula
Venha conhecer as nossas mentorias e cursos.